Mini Bolas de Berlim

Olá meus amigos leitores, já lá vai algum tempinho desde a última vez que postei alguma coisa. Não porque não tenho feito comer, mas sim porque o tempo não chega para tudo.
Hoje, trago-vos estas bolinhas de berlim que ficaram divinais.
A receita, tirei da teleculinária nº 1547.
Dá um pouco de trabalho, mas o resultado final é muito bom!



Ingredientes:
500 g de farinha
150 g de margarina amolecida
75 g de açúcar
3 ovos
12 g de fermento de padeiro
raspa de limão
1 pitada de sal
1 dl de água morna
açúcar em pó para polvilhar
farinha para polvilhar
óleo para fritar

Recheio:
150 g de açúcar
0,5 l de leite
6 gemas
3 colheres de sopa de farinha

Preparação massa:
Dissolva o fermento na água morna, junte-lhe 100 da farinha, misture bem, cubra com um pano e deixe levedar, em local quente, até duplicar o volume.
Deite o resto da farinha em cima da mesa, faça-lhe uma cavidade, junte o sal, a raspa do limão, o açúcar, a margarina amolecida, os ovos e a mistura do fermento e misture bem. Trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos, faça uma bola e coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar até duplicar o volume.
Deite de novo a massa em cima da mesa polvilhada com farinha, mexa bem e molde um rolo. Corte em pequenas porções, molde-as em forma de bola e deixe levedar novamente até duplicarem o volume.
Leve ao lume em óleo abundante, deixe aquecer e frite as bolas em lume muito brando até ficarem bem douradinhas. Retire-as, deixe-as escorrer e arrefecer e depois faça-lhes um corte e recheie-as com o creme. Sirva polvilhadas com açúcar em pó.

Recheio:
Leve ao lume um tacho com o leite e a casca do limão, deixe ferver, retire do lume e deixe amornar. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar uma mistura clara, adicione a farinha peneirada, mexa e junte depois o leite em fio, mexendo sempre. Passe pelo coador para um tacho e leve ao lume, mexendo sem parar, até ferver e engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Comentários

♥ mesa para 4 disse…
Caramba que maravilha... e tamanho mini que ainda dão mais trabalho hehe...muito bonitas...beijinho
sushibaby disse…
Que maravilha, posso comer uma, ou duas...